18/12/2009

Entrevista com Márcia Paim organizadora do Natal do Metal

Márcia Paim (no centro acima) junto com as crianças da Associação Jerusalém

Hoje faremos uma edição extra do Entrevistas HeavynRoll. A pedido, fizemos uma entrevista com Márcia Paim, que é a organizadora e idealizadora do Natal do Metal para nos falar um pouco sobre o propósito deste evento e tirar algumas dúvidas do que acontece nos bastidores deste ato de solidariedade.

HEAVYNROLL Márcia, como surgiu a idéia de fazer um evento beneficente com bandas de heavy metal? Como você conheceu a Associação Jerusalém?

MÁRCIA – A Associação Jerusalém eu conheci através do Jornal Pioneiro, onde havia uma matéria falando das dificuldades que passavam neste lugar que não tem nenhum vínculo governamental, onde tudo é feito com a boa vontade de pessoas que só querem ajudar, como a dona Maria Loeci, organizadora da Associação. Lá é servido almoço 3 vezes por semana para as crianças pobres, quando o estoque é baixo, mas quando há comida é todos os dias, e as vezes é a única refeição de algumas delas.

Neste dia resolvi que devia fazer alguma coisa, já que o descaso era grande. Isso já faz 10 anos (1999). No princípio tentei fazer por outros meios, como campanhas “boca a boca” e duas feijoadas beneficentes, mas as dificuldades são grandes.

Baseado em outros eventos que aconteceram no passado, mas que eram muito raros, com bandas do estilo e que davam bons resultados, e como eu gosto e meus amigos também são deste meio, resolvi fazer o primeiro show beneficente, que na época foi no extinto Galleria Estação Cultural e que tocaram as bandas The True, Abominattion e Burning in Hell. O resultado deste show me deixou muito animada, consegui uma grande quantidade de alimentos.

Em 2003 conheci os donos do Revival Rock Bar e fizemos o primeiro Natal do Metal, que gerou um ótimo resultado e um pacto de fazer todo ano este mesmo evento no Bar. Estamos na sétima edição e a primeira com o Roxx Rock Bar que abraçou a causa, dando continuidade a este pacto.

HEAVYNROLL Além das bandas, sabemos que há empresas que ajudam neste evento, vemos que há muitos patrocinadores nos cartazes, o que é muito difícil hoje em dia. Como você vê esta iniciativa e como consegue esta ajuda extra?

MÁRCIA – Todos ajudam de alguma forma, seja em pequenas quantias em dinheiro para despesas de custo com cartazes e compra de brinquedos extras para a festa de natal na Associação, que aconteceu no último dia 18 (12.2009), onde teve distribuição de cachorros quentes, refrigerantes, sorvetes, balas, pirulitos e os brinquedos. Tudo doado por estas empresas (ingredientes para a refeição) e os amigos, onde é passada uma lista com o nome das crianças e cada um adota uma delas para presenteá-las. Estas empresas são parceiras de muitos anos, amigos que ajudam com pouco mas que causam grande impacto na vida destas crianças, pelo menos na época de Natal. Inclusive quero agradecer a estes benfeitores, a Padaria Sabor de Pão, Transportes Mariante, Funilaria Caxias, Santhe Spa, Floricultura Amazonas, Churrascaria Laço de Ouro, Estação da Criança, Vídeo Fitas, Forte Esportes, Alternativa Tele Entrega, Black Label Tatoo e Roxx Rock Bar.

HEAVYNROLL – E as bandas? Vemos que as atrações geralmente são as mesmas, mudando uma que outra nas edições. Como é feito a seleção de bandas?

Obs: Neste momento quem responde é Marco Paim, marido da Márcia e vocalista do Enemywork.

MARCO – Na verdade não existe uma seleção de bandas... Convenhamos, é uma dor de cabeça fazer qualquer festival que junte muitas bandas. Em outros eventos tivemos problemas, às vezes as pessoas esquecem que estão em um show beneficente e reclamam de tudo, desde o transporte de seus equipamentos até o som do lugar onde vão tocar, ou até mesmo pedem quanto vão ganhar por isso... vejam só... Vale ressaltar que os R$ 5,00 da entrada é para despesas com funcionários e manutenção do bar e só.

Por razões óbvias, as minhas bandas sempre irão tocar neste evento, no caso o Enemywork, e como temos uma grande amizade com os caras do Pantera Cover, que vem de longíssima data, são pessoas responsáveis, mais velhas e entendem o que estão fazendo, não temos problemas de nenhuma natureza. São pessoas que estão lá para se divertir sem ganhar nada, e satisfeitos em estar ajudando. Então estas duas bandas estarão sempre lá, enquanto durarem. As outras atrações são bandas ou músicos convidados que mantém algum vínculo pessoal comigo ou com a Márcia e que sabemos que estarão lá pela causa, apenas isso!

Para ter uma idéia do comprometimento, o Paulo Schroeber transferiu compromissos com outras bandas só para estar em Caxias no dia do show, e o mestre Paganella, que fará outro show no mesmo dia, estará lá também após esse compromisso. Outros ainda deixaram de lado viagens e o descanso das férias, tudo pela causa!!!

Recebo comentários e as vezes até críticas de outras bandas e músicos sobre isso, mas assim, não adianta reclamar, é um evento feito por amigos, e não dá para colocar 10 bandas tocando, gostaria, mas não dá. Outro dia recebi um comentário, que até dei risada, que foi o seguinte: "Por que são sempre as mesmas bandas? Tem contrato como no Big Brother? Vamo renová essa veiarada aí!! hahahah"... Mas uma coisa é certa, "Panela velha é que faz comida boa!" não acham? hahahaha

Desculpe a dureza das palavras, não tenho a intenção de ser rude, apenas estou esclarecendo. Um abraço a todos e nos vemos lá no dia 19 para curtir juntos esta festa.

HEAVYNROLL Márcia, parabéns pela iniciativa, pelo ótimo trabalho prestado a Associação Jerusalém, e deixo este espaço aberto para você fazer seus comentários sobre o evento:

MÁRCIA – Obrigada HeavynRoll pelo espaço, pela oportunidade de fazer esta pequena entrevista em cima da hora, e quero convidar a todos para irem ao Roxx Rock bar dia 19.12.09 e fazer um pouco mais pelo seu semelhante. Apesar de já ter acontecido a Festa de Natal na Associação, os alimentos farão parte da “cesta” para que eles possam comer bem por alguns meses, por isso, conto com vocês! Espero casa cheia!!

Abraço e beijo a todos!!!

Veja vídeo da Festa de 2008:


0 Comentários: